Secretaria de Saúde amplia faixa etária de vacinação contra a Dengue
Jovens até 16 anos podem receber as doses a partir de segunda-feira (17)
A partir de segunda-feira (17), a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a faixa etária para vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. A ação foi definida durante a última reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 6.
Até então, a vacinação era oferecida para a faixa etária de 10 a 14. O objetivo é aumentar a cobertura da imunização contra a dengue ainda no verão, por causa da baixa procura pela vacina. Os índices vacinais contra a dengue apontam que apenas 43,95% pessoas receberam a primeira dose e 20,65% a segunda dose.
Para o secretário de Saúde, Arnaldo Gonçalves Munhoz Júnior, a decisão de ampliar a faixa etária de vacinação pode salvar muitas vidas. “O mosquito vive em áreas urbanas, principalmente as mais povoadas, encontrando condições ideais para se proliferar. Além disso, o calor e as chuvas frequentes no verão facilitam sua reprodução. A vacinação é uma das formas de proteção”, destaca.
As doses estarão disponíveis nas unidades básicas de Saúde, exceto na UBS Coloninha e na Estratégia Saúde da Família Waltrudes Bosio (Margem Esquerda). O horário de atendimento é das 8h as 12h e das 13h as 16h.