Segunda dose da vacina bivalente é recomendada em grupos prioritários

Por orientação do Ministério da Saúde, ESFs com sala de vacina já realizam o reforço a partir desta quinta-feira, dia 7

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira, dia 7, a segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 passa a ser recomendada para públicos prioritários, conforme divulgado em uma Nota Técnica pelo Ministério da Saúde. Todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com salas de vacina estão aptas a aplicar os imunizantes.

Conforme a orientação, a dose de reforço é indicada para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.

Essa nova recomendação, de acordo com o órgão federal, é motivada pelo aumento do número de casos de Covid-19, considerando a circulação da variante BA.2.86 e suas sublinhagens.

Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem procurar a dose de reforço.

O Secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, destaca que a vacina é uma medida crucial de proteção. “Mesmo que essa nova variante ainda não tenha sido identificada no Estado, vamos seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e ampliar a vacinação. A imunização é a maneira mais eficaz de prevenir o desenvolvimento de casos mais graves relacionados à doença”, ressalta o secretário.