Sistemas da Prefeitura de Gaspar passam por instabilidade

Equipes de tecnologia já trabalham para reestabelecer as atividades que impactam atendimentos na saúde e geração de notas

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa, informa que o Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) e o sistema de dados GRP-Thema, programas utilizados na Saúde e na geração de notas fiscais de serviço, enfrentam instabilidades durante esta sexta-feira, dia 27. Devido a essas questões técnicas, alguns atendimentos na área da saúde poderão ser prejudicados ao longo do dia. Como a Prefeitura fez investimentos recentes para o armazenamento de dados, as equipes de tecnologia já trabalham para reestabelecer os serviços.

Equipes de tecnologia da Prefeitura de Gaspar e da empresa responsável pelos sistemas já estão em ação para restabelecer a estabilidade dessas ferramentas. Neste momento é realizada uma restauração do backup de todo o sistema de dados da saúde. No entanto, devido à grande quantidade de informações contidas no banco de dados, a expectativa é que o processo de restauração seja finalizado somente na madrugada de sexta-feira, dia 27, para sábado, dia 28.

O sistema é fundamental para acessar o prontuário dos pacientes que buscam atendimento em qualquer serviço de saúde do município. Sem ele, os servidores precisarão recorrer a prontuários em papel. Além disso, as declarações de vacinas poderão ser emitidas e somente com base nas informações da caderneta de vacinação em mãos, uma vez que não será possível consultar o sistema de dados.

Para a renovação de receitas, é necessário que o paciente tenha a receita antiga em mãos, para que o médico possa identificar corretamente a medicação e dosagem. Assim que o sistema for restaurado, todos os dados dos prontuários em papel e as renovações de receita serão adicionados ao banco de dados do paciente. Os atendimentos na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi e em todas as unidades de saúde segue sem interrupções.

A Prefeitura de Gaspar destaca que nos últimos anos realizou diversos investimentos na área de tecnologia, incluindo a criação de um Data Center para armazenamento de dados. Sem isso, o serviço seria totalmente comprometido e o acesso aos dados dos pacientes poderia ser prejudicado.