Transporte Coletivo de Gaspar utiliza água da chuva para limpeza dos veículos
Em um ano são economizados mais de 400 mil litros de água
A reutilização da água da chuva traz benefícios ambientais significativos, seja no gasto com a quantidade consumida ou na economia na conta do mês. Por esse motivo, a empresa Expresso Presidente utiliza um sistema de reaproveitamento de água da chuva para lavar todos os 22 veículos da frota. Em um ano, são economizados mais de 400 mil litros de água.
A água da chuva é captada por meio de um sistema de calhas na cobertura da garagem da empresa, onde é direcionada para dois reservatórios, que podem armazenar, no total, 20 mil litros de água. Por dia, a empresa gasta em média 2 mil litros de água para limpar a frota. Por mês, são mais de 40 mil litros de água economizados por esse sistema de reaproveitamento. “Nossa empresa não utiliza água da rede para a limpeza dos ônibus, quando passamos por algum período de falta de chuvas, temos um poço artesiano que enche os reservatórios”, explica o gerente operacional, Christian Rentz.
Essa não é a primeira vez que o transporte público de Gaspar mostra que se preocupa com o meio ambiente. No último mês, a empresa recebeu um selo de certificação ambiental, do Programa Despoluir que constatou que todos os ônibus estão dentro dos níveis adequados relacionados a emissão de poluentes, como o gás carbônico.
O diretor de Transporte Coletivo, Givanildo Luiz Quintino, destaca as iniciativas que respeitam o meio ambiente. “Com essas ações todos saem ganhando, pois, além de contribuir para a preservação da água, também traz uma economia para os cofres públicos. Desta forma, conseguimos investir o recurso e aprimorar os nossos serviços”, pontua Givanildo.
Foto: Elisiane Roden