TRE/SC prepara servidores para as Eleições do Conselho Tutelar do município

Profissionais da Secretaria de Assistência se capacitam para garantir eleições eficazes

Uma das fases do processo de Escolha do Conselho Tutelar, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura de Gaspar é o treinamento dos profissionais que vão trabalhar nas eleições realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER/SC). Cerca de 30 servidores da Secretaria Assistência Social participam da capacitação on-line, que segue até o dia 22 de setembro.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, em data unificada, em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro. Serão 5 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027. Ao todo, 14 candidatos estão aptos a concorrer ao pleito eleitoral na cidade.

Todos os eleitores com os títulos regularizados até o final de maio e que votam em Gaspar, podem participar do pleito, que não é obrigatório. A eleição será realizada na Escola Honório Miranda, das 8h às 17h, no domingo, 1º de outubro. Cada eleitor poderá votar uma única vez em até cinco candidatos.

Cada um dos 14 candidatos realiza a sua campanha eleitoral de forma independente. Para serem habilitados para participar do pleito os candidatos passaram por uma seleção rigorosa, que envolveu capacitações e provas.

O secretário de Assistência Social, Salésio da Conceição, destaca que a participação da comunidade é essencial. “Não é uma votação obrigatória, mas é aberta a todo munícipe, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. É importante que toda a comunidade participe do processo de escolha dos novos representantes, que possuem a missão de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados”, comenta o secretário.

O que faz um conselheiro?

O conselheiro tutelar é responsável por auxiliar o Poder Público na proteção da criança e do adolescente. Eles devem atuar junto à comunidade para salvaguardar as crianças de qualquer forma de negligência, exploração ou crueldade.

Além disso, também devem atuar para garantir todos os direitos da criança e adolescente como o acesso à educação, solicitando vagas em unidades de ensino, por exemplo.

Confira abaixo a lista de candidatos habilitados e o número na urna:

Deise Juliane Schuart – 101

Elzira Lemfers Valgas – 102