Unidades de saúde realizam vacinação contra a Gripe no sábado, dia 17
Ação ocorre das 8h às 17h, sem intervalo e tem como objetivo ampliar a imunização da comunidade
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 17, o Dia D da vacinação contra a Gripe. Neste dia, todas as Estratégias as Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão abertas, das 8h às 17h, sem intervalo, para atender a população interessada em se vacinar. A ação tem como objetivo ampliar o número de pessoas imunizadas para prevenir a disseminação da doença.
A vacina contra a influenza é a principal forma de prevenção contra a doença e é indicada para pessoas a partir dos 6 meses de idade. A vacinação é especialmente importante para idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, que apresentam maior risco de complicações em caso de contágio pela gripe. Para ser imunizado, basta apresentar a caderneta de saúde ou o cartão de vacina, documento com foto e comprovante de endereço.
O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, explica que as pessoas devem se proteger. “Estamos em um período de temperaturas baixas e sabemos que são nesses momentos que as pessoas procuram mais as unidades com doenças respiratórias, se a pessoa está com a vacina em dia, os sintomas são mais amenos e a circulação da doença diminui, reduzindo a necessidade de procura por atendimento. Precisamos que a população que está apta a se imunizar, procure as nossas ESFs e faça isso o quanto antes. Se a imunização não ocorre, se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza”, salienta.
Influenza
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger da Covid-19. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.