Vacinação da Gripe começa neste sábado em Gaspar
Vacinação inicia para grupos prioritários e 11 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, inicia neste sábado, dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para grupos priotários. Durante o dia, das 8h às 16h, onze Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão com as salas de vacinas abertas. A campanha vai até o dia 31 de maio. Na segunda-feira, dia 25, a vacinação acontecerá em todas as ESFs com salas de vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento a vacinação será liberada apenas para os grupos prioritários (lista abaixo). A imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus.
A vacina é segura e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nas unidades de saúde dos bairros com sala de vacina. Todas as pessoas devem comparecer a um local de vacinação com caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação.
Pessoas portadoras de doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Já as pessoas dos grupos de profissões previstas precisam comprovar a ocupação profissional com crachá, contracheque ou outros documentos que possam identificar o trabalhador.
As unidades de Saúde abertas neste sábado serão: Belchior, Margem Esquerda II, Figueira, Barracão, Santa Terezinha, Coloninha, Bela Vista, Gasparinho, Gaspar Grande, Margem esquerda I e Centro. Além da vacinação, haverá ações em prol da saúde da mulher, com coleta de preventivo, testes rápidos, mutirão de colocação de DIU (pré – agendado) e demais orientações de saude.
Confira o Grupo Prioritário:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)
- Trabalhador da Saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas